Serendipity: meus caminhos na cozinha e nas viagens…

By Saturday, July 6, 2013 Permalink 0
Follow us!Follow on FacebookTweet about this on TwitterFollow on Google+Pin on PinterestFollow on TumblrFollow on LinkedIn
Exif_JPEG_422

Entre uma Serendipity e outra, um bom café!

SERENDIPITY: MEUS CAMINHOS NA COZINHA E NAS VIAGENS…

Translation coming soon in English – Introduction to Betina Mariante Cardoso’s new Brazilian food column

Olá!

Sou Betina Mariante Cardoso, brasileira, trinta e poucos anos. Nasci e moro em Porto Alegre, no Sul do Brasil, cidade que amo de coração e onde vivencio o apego, o calor da família e a constância, virtudes necessárias na minha vida. Paradoxo, tenho encantos por viajar, romper a linearidade rotineira, esquecer o mapa no hotel e perder-me pelas ruas dos lugares que visito. Por quê? Para ter a chance de conhecer aquela confeitaria antiga na rua lateral, coisa que só o acaso permite.  Tenho uma ligação forte com o conforto do cotidiano mas, quando me torno viajante, parto em busca das descobertas, do desconhecido. É quando  me entrego à Serendipity que as viagens propiciam.

E é com este mesmo estado anímico que venho para a cozinha: trazendo comigo a aventura, a curiosidade, o ímpeto pelo novo. Gosto de criar minhas receitas, mas sou também fã dos cadernos culinários, escritos à mão e com manchas de vida em suas páginas. Outro paradoxo.

 

“Doce de Laranja em calda’, típico nos livros de receita antigos e nos cadernos de cozinha de família, no Brasil

Agradam-me os livros, as revistas, os blogs de forno-e-fogão. E tenho verdadeiro encanto pelas ‘Histórias do como-se-faz‘, as narrativas orais que transmitem o conhecimento empírico, prático e caseiro, de geração a geração. Escutar uma história de cozinha é, para mim, uma riqueza única, porque faz parte de uma conversa, de uma partilha entre as pessoas.

Sou médica psiquiatra e psicoterapeuta, profissão que exerço com amor e dedicação, e que dispara meu olhar para o subjetivo de nossas entrelinhas. Minha segunda atividade profissional é como proprietária de uma pequena editora, a Casa Editorial Luminara, ligação entre  trabalho e espaço de liberdade.

No tempo livre, meu hobby principal é a culinária, desde a infância. Hoje, com a descoberta da ‘food writing‘, realizar a escrita culinária é, para mim, uma prática tão lúdica quanto cozinhar. Realizo algo que chamo de ‘cozinha perceptiva‘. Nesta, escrita e a fotografia são ferramentas, pois ampliam a percepção e a descrição dos detalhes do ato culinário, ampliando também a exploração sensorial e a atenção ao presente, com benefícios para o autoconhecimento. Escrever, curiosar, ler, fazer colagens, blogar, viajar e  fotografar são também experiências prazerosas para mim, com altas doses de felicidade.

Aos pouquinhos, vou contando mais. Por hoje, fico por aqui.

Espero você nos próximos textos!

Com afeto, Betina MC.

Exif_JPEG_422

Cenário de meu mini-piquenique em Edimburgo, uma Experiência-Serendipity!

 

OUR NEXT EVENT:Jonell Galloway and James Flewellen will be giving a food and wine tasting Masterclass in Chartres from September 19 to 22. Here is a thorough description: Celebrate the Chartres Festival of Lights & Autumnal Equinox with a Food & Wine Tasting Masterclass. Click here to reserve your place!

 

 

Never miss a post
Name: 
Your email address:*
Please enter all required fields
Correct invalid entries
Print Friendly, PDF & Email

Related Post

2 Comments
  • Jaime
    July 9, 2013

    Excelente aquisição do The Rambling Epicure!

    • Betina MC
      July 10, 2013

      Gracias pelo comentário e pela visita, Caríssimo! Forte abraço, Betina

UA-21892701-1